A missa de trigésimo dia do falecimento de Ednaldo Filgueira ocorrido em 17 de junho foi marcada por muita comoção e pedidos de justiça. Antes da Missa ocorreu uma caminhada pela paz e de Homenagem a Edinaldo. Uma multidão formada por familiares, amigos, autoridades do Partido dos Trabalhadores e centenas de populares percorreram um trajeto de cerca de 2 km, da residência dos familiares de Ednaldo até a igreja matriz de Serra do Mel. Entre as autoridades presentes estava a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT); o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT); o presidente do diretório estadual da legenda Fernando Lucena, o Jornalista e Escritor Crispiniano Neto, o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Valmir Alves; o Tesoureiro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte – FETARN, Manoel Cândido; entre outros. Ao chegar na sede do Jornal O Serrano ocorreu um dos momentos mais emocionante do evento, quando foi feito uma oração e um familiar e um colega de partido de Edinaldo tomaram a palavra para lhe renderem homenagens. A emoção tomou conta dos presentes e ouviu-se muito choro.
A Caminhada pela Paz e de Homenagem a Edinaldo comoveu e mobilizou a população da cidade, na qual através de faixas e cartazes prestamos homenagem ao líder político e comunicador popular que tanto se identificava com a população, especialmente com os mais pobres.
Ao chegar à Igreja o cortejo lotou todos os espaços. Durante toda a celebração, conduzida pelo Pe. Pedro, dava para se perceber a comoção no semblante dos presentes.
Outro momento importante ocorreu ao final da Missa quando familiares e amigos ocuparam o microfone ao lado do altar para falar sobre Edinaldo. Sua irmã leu, com a voz embargada pela forte emoção, mensagem que exaltavam o legado heróico do irmão. Sua sobrinha destacou o exemplo de vida reta do tio e o seu sacrifício, comparando a sua trajetória à dos santos e mártires da igreja.
Destacamos o que estava escrito em algumas das faixas empunhadas pelos presentes:
“Bem aventurados os que têm sede e fome de Justiça, porque eles verão a Deus.”
“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos céus.”
“Por aquele que deu a vida pela justiça, que seja feita a justiça dos homens, e que prevaleça a justiça de Deus.”
“E o efeito da Justiça será Paz, e a operação da Justiça: repouso e segurança para sempre.” IS: 32,17
“Um homem sem dignidade está morto em vida, um homem com dignidade, mesmo morto vive eternamente. Edinaldo, um homem digno a ser chamado de vitorioso.”
“Edinaldo, Obrigado pelo o seu sorriso. E por nos fazer acreditar que existem anjos na Terra, e quando se vão viram estrela no Céu.”