terça-feira, 19 de junho de 2012

Homenagens se darão por todo o país




A família de Edinaldo Filgueira está organizando uma missa e uma caminhada em Serra do Mel, no próximo dia 15, em memória do jornalista. Além disso, estão previstos diversos movimentos para que o caso não passe desapercebido.

Um documentário em vídeo tem circulado o país visando chamar atenção para o caso e para a liberdade de expressão. Foto: De Ferro e De Flor/Divulgação
Os blogueiros progressistas estão programando um twittaço em todo o país para o dia 15 de junho e tentam agendar um debate na Assembleia Legislativa do RN para esse dia. "Edinaldo era um filho de agricultores analfabetos, que não possuíam sequer um nome de família, e que conseguiu estudar, ter formação de bacharel, criar um jornal, levar a internet para a sua cidade, criar uma lan house, prestar serviços de instalação de internet. Algumas pessoas têm solidariedade e até veem o Edinaldo como um mártir na luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão, disse Tiago Aguiar.

Memória
Edinaldo Filgueira tinha 36 anos e era colaborador do jornal O Serrano, que circulava em Serra do Mel e localidades próximas, e era um dos responsáveis pelo blog do periódico. O blogueiro era umdos principais opositores à gestão do PSDB na cidade, situada numa região com forte incidência do crime organizado. Na véspera do crime, Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura. No dia seguinte, o blogueiro recebeu ligações anônimas com ameaças e cobranças de retirada da enquete do site, o que ocorreu em seguida. Poucas horas depois, enquanto fechava o seu local de trabalho, três homens o abordaram e dispararam seis tiros.

O Diário de Natal - Edição de sexta-feira, 8 de junho de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário